Biografia de Esopo
Esopo (séc. VI a.C) foi um fabulista grego, que teria vivido na época da idade antiga.
Sua existência não foi comprovada por nenhum documento histórico. Foi o criador do gênero fábula.
Esopo nasceu provavelmente na região de Trácia, onde hoje se localiza a Turquia. Viajou pelo mundo, tendo passado pelo oriente médio, Egito e Babilônia, o que teria enriquecido o gênero que inventou.
Foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, onde os animais desempenhavam papéis que faziam sentido do ponto de vista moral, ou seja, eles tomavam o lugar dos homens, mas viviam os seus dramas comuns.
A coleção de Esopo era lida no século V em Atenas, uma das épocas de maior efervescência cultural grega. Seus escritos faziam parte da tradição oral, assim como as obras de Homero,Por isso, só foram reunidas e escritas depois de 200 anos.
Os fabulistas medievais fizeram uso das fábulas de Esopo. O monge e humanista Planúdio revisou as fábulas, que até então, eram atribuídas a monges bizantinos por conta do teor das estórias semelhantes ao teor moral dos evangelhos bíblicos.
Esopo inspirou muitos poetas medievais. As suas coleções de fábulas também influenciou La Fontaine, escritor e fabulista francês.
Bibliografia
As desventuras servem de lição aos homens.
Nunca confies no conselho de um homem em apuros.
Há quem esteja disposto a morrer para fazer com que morram os seus inimigos.
Os Deuses ajudam aqueles que se ajudam a eles próprios.
Pedro Charana
Sem comentários:
Enviar um comentário