Olá!

Nós somos os meninos do 4º D da Escola do Paraíso.

Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Monumentos

MONUMENTOS DE COIMBRA
Eu nasci em Coimbra e eu vou lá muitas vezes. Coimbra tem muitos monumentos interessantes e bonitos para conhecer! Vou mostrar-vos alguns.

Universidade de Coimbra


É uma das mais antigas universidades em funcionamento da Europa e do mundo, e a mais antiga em Portugal (1290).
A Torre da Universidade, com 33.5 metros de altura, é o emblema tradicional de Coimbra.

Igreja de Santa Cruz


A primeira pedra da sua construção foi lançada em 1131 por Dom Afonso Henriques. Hoje é um Panteão Nacional já que nele estão os túmulos de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e do seu filho D. Sancho I.

Sé Velha


A Sé Velha foi mandada construir por D. Afonso Henriques logo depois dele se declarar rei de Portugal e ter escolhido Coimbra como capital do reino. D. Sancho, o segundo rei de Portugal, foi ali coroado.
Vista de fora, a Sé parece um castelo, com poucas janelas e cheia de ameias na parte de cima.

 Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Este monumento esteve muitos, muitos anos inundado pelas águas do rio Mondego, mas agora está recuperado e ficou muito bonito.
O Mosteiro representa para a cidade a Rainha Santa Isabel, Padroeira de Coimbra e que tem uma história muito bonita, O Milagre das Rosas.

Quinta das Lágrimas

É uma quinta que o povo diz ser dos amores do príncipe Pedro e a dama Inês de Castro. Dizem que foi aqui que morreu D. Inês e, diz a lenda, ainda se lá pode ver, no fundo do regato que sai da Fonte dos Amores, a cor avermelhada do sangue derramado.

Castelo de Montemor-o-Velho

Este castelo fica perto de Coimbra e gosto muito de lá ir brincar aos cavaleiros.
O Castelo de Montemor-o-Velho tem vestígios de ocupação muito antiga, talvez pré-histórica, e de certeza da ocupação romana.
Antes do Condado Portucalense se tornar independente, já este castelo era conquistado umas vezes pelos árabes, outras vezes pelos cristãos. Depois, foi muito importante  a seguir à Independência do Condado Portucalense, porque com outros castelos formava uma cintura defensiva da cidade de Coimbra. Houve lá sempre muitas lutas. Também foi lá que o Rei D. Afonso IV mandou matar a D. Inês de Castro.

Conímbriga

Perto de Coimbra fica Conímbriga, que é uma antiga povoação romana. Lá podemos encontrar ruínas romanas, que nos dão uma ideia como viviam os romanos antigamente.
FIM
João Nuno Assunção

Sem comentários:

Enviar um comentário